Mais e Melhor Ameixoeira!

No passado mês de Setembro terminou a 1ª fase do Contrato Local de Desenvolvimento Social para a freguesia da Ameixoeira, “Citius, Altius Fortius”. Ao longo dos últimos 3 anos a equipa técnica da Raízes interveio, em conjunto com uma vasta rede de parceiros, em vários quadrantes desta freguesia. A expressão “dos 7 aos 77” ficou curta para descrever o trabalho realizado. De facto, o trabalho efectuado com os grupos de pais e seus filhos recém-nascidos nas instalações da Piscina Municipal da Ameixoeira e o acesso a aulas de informática para séniores, nas instalações da Junta de Freguesia da Ameixoeira, fizeram com que o espectro de actuação do projecto se estendesse ainda mais além.

A intervenção do CLDS incidiu principalmente sobre a população activa com especial enfoque nas questões da Empregabilidade, Formação, Qualificação e Empreendedorismo; Intervenção Familiar e Parental; Capacitação da Comunidade e das Instituições; Informação e Formação no domínio das TIC.

Do profundo trabalho realizado destacamos alguns dos resultados alcançados, principalmente pela sua importância extrema no actual contexto socioeconómico. A intervenção da Raízes e seus Parceiros permitiu a:
799 Pessoas aumentarem as suas qualificações escolares e ou profissionais;
87 Pessoas integrarem o mercado de trabalho;
134 Pessoas reforçarem competências parentais;
197 Crianças e jovens participarem em acções informais de educação e cidadania;
17 Voluntários realizar um acompanhamento de 16 idosos em situação de isolamento;
246 Pessoas adquirirem competências em TIC;
583 Pessoas frequentarem e terminarem com sucesso formação certificada em TIC.

Com a intervenção perfeitamente definida, a população identificada com o projecto e as parcerias em pleno funcionamento, aguardamos apenas a renovação do CLDS para que a 2ª fase arranque em força e pronta para alcançar ainda mais e melhores resultados…sempre em benefício da população da Ameixoeira!

Esta entrada foi publicada em Citius, Altius, Fortius. ligação permanente.