Seminário Educação Sem Fronteiras

A Raízes – AACJ realizou, no dia 25 de Fevereiro, o Seminário Educação Sem Fronteiras, dedicado à partilha de boas práticas e de ferramentas para a educação intercultural.

fotografia (1)

Este seminário, realizado na Escola Secundária Vergílio Ferreira em Lisboa, contou durante o plenário com apresentações e contributos de peso na área da educação intercultural como a Dra. Cristina Milagre, representante do Alto Comissariado para as Migrações, I.P., o Prof. Luís Souta, professor coordenador da Escola Superior de Educação de Setúbal e a Dra. Sandra Alves, directora do Departamento de Apoio à Coordenação na Casa Pia de Lisboa, I.P.

A segunda parte deste evento ocorreu em modelo de workshop’s onde se partilharam ferramentas específicas para a Educação Intercultural em contexto educativo, formal e/ou não-formal.

fotografia 1 (2)

O workshop “Era uma vez…” que abordou o conto como ferramenta para a Interculturalidade foi dinamizado pela Bárbara Duque, do ACM; Débora Almeida, da Conceitos do Mundo ONG, facilitou um workshop sobre a Educação Intercultural em Sala de Aula – “Missão Possível!”.  Para falar da música como ferramenta inclusiva tivemos connosco Virgílio Varela no workshop “A música não é só para dançar” e Nádia Sacoor, da Fundação Aga Khan Portugal, facilitou um workshop sobre o autoconhecimento como chave para a promoção da interculturalidade – “Ponto de Partida: Eu!”.

fotografia (1) 3Este evento contou com cerca de 100 participantes vindos de variados contextos educativos nomeadamente, professores, técnicos de intervenção social, mediadores e animadores sócio culturais, psicólogos, entre outros.

A avaliação dos participantes deste evento foi bastante positiva salientando-se o interesse das temáticas e o carácter prático e a “disponibilidade e abertura dos facilitadores para troca de saberes e ferramentas“.

Este seminário foi realizado no âmbito do projecto Raízes Sem Fronteiras, cofinanciado pelo FEINPT com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações.

Esta entrada foi publicada em Notícias Raízes S Fronteiras com as tags , , . ligação permanente.