Saúde Mental e Emprego

O projecto Raízes Sem Fronteiras realizou, no dia 8 de Abril, uma actividade conjunta entre o Gabinete de Apoio Psicológico e o Serviço de Apoio ao Emprego para imigrantes nacionais de países terceiros.

fotografia (1)

Durante a primeira parte, foram abordadas questões ligadas à promoção da saúde mental e aos principais sintomas, causas/fontes,  factores de risco e de protecção face à ansiedade/stress.

No geral, o grupo identificou como principais sinais presentes no seu quotidiano as insónias recorrentes e o aumento dos batimentos cardíacos, considerando que estes se devem principalmente às dificuldades de integração socioprofissional que enfrentam.

Após a exposição e o esclarecimento de dúvidas, foram realizados exercícios práticos de gestão da ansiedade, como o treino da respiração diafragmática e o relaxamento muscular progressivo. Relativamente ao apoio ao emprego, foi realizada uma sensibilização sobre técnicas de procura activa de emprego e sobre oportunidades de formação profissional. No final, os participantes avaliaram positivamente esta iniciativa e sugeriram novas temáticas a serem abordadas em futuros encontros!

Esta entrada foi publicada em Notícias Raízes S Fronteiras com as tags , , , . ligação permanente.