2ª Edição – Seminário Educação Sem Fronteiras

fotografia 2No dia 3 de Junho realizou-se a segunda edição do Seminário Educação Sem Fronteiras – Estratégias e Ferramentas para a Educação Intercultural, na Escola Secundária Vergílio Ferreira.
A primeira parte do evento, realizada em plenário, iniciou-se com uma apresentação sucinta dos objectivos e da missão da Raízes – AACJ pelo Dr. Eduardo Vilaça, membro fundador da Associação. A Dra. Cecília Mendes, representante do Alto Comissariado para as Migrações, expôs as medidas de promoção da interculturalidade no contexto educativo, sintetizando o papel do ACM, seguindo-se uma abordagem aos estereótipos e preconceitos em meio escolar realizada pelo Dr. Víctor Nogueira, membro da direção da APEDI – Associação de Professores para a Educação Intercultural. A Dra. Sara Caetano, coordenadora do Projecto Raízes Sem Fronteiras, comunicou os objectivos e os resultados atingidos, destacando o carácter inovador das actividades desenvolvidas.
Os workshop’s tiveram lugar na segunda parte do evento. Durante cerca de 3 horas, osfotografia 1 participantes partilharam e experimentaram técnicas promotoras da inclusão como o Teatro Forum, workshop dinamizado pela Anabela Rodrigues do Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa e o Grande Jogo Intercultural! Programa de Competências para Crianças e Jovens, desenvolvido pelas técnicas do projecto Raízes Sem Fronteiras, Daniela Alves e Carla Ramos. Juntos Aprendemos Melhor! Construção do Nós na Comunidade Escolar, foi dinamizado pela Profª Isabel Sassetti Paes e o Instituto das Comunidades Educativas de Setúbal, através das Profª Maria Joaquina Costa e Manuela Correia, desenvolveu um workshop sobre a integração da comunidade cigana na escola.
fotografia 3Os participantes avaliaram o evento com nota máxima, destacando a organização, a metodologia prática, a partilha de boas práticas e a pertinência da temática.
A equipa do Raízes Sem Fronteiras agradece a todos os oradores e dinamizadores que colaboraram no Seminário pelo precioso contributo, empenho e inovação! Um agradecimento especial a todos os participantes pelo interesse manifestado e pelo papel activo e dinâmico que desempenharam nos workshop’s.

Esta entrada foi publicada em Notícias Raízes S Fronteiras com as tags , . ligação permanente.