Acontecimentos

A Raízes-AACJ agradece…

A Raízes-AACJ tem tido sempre o prazer de contar com uma vasta equipa de voluntários/as que disponibilizam algumas horas da sua semana para dar apoio nas mais variadas áreas.

DSC00616

Atualmente contamos com a dedicação e o envolvimento de 27 voluntários/as nas seguintes áreas: apoio ao estudo; explicações; apoio à Livraria; Dinamização de atelieres e logística. Queremos agradecer o empenho e a entrega de todos os que fazem parte desta equipa!

O Vosso apoio é muito importante e faz a diferença! MUITO OBRIGADO!

“És eternamente responsável por aquilo que cativas…!” (A. S. Exupéry)

 

                        ____________________________________________

… Cara de Amendoá!…

Na sequência do sucesso do UM-DÓ-LI-TÁ, realizou-se, no passado dia 16 de junho, na Escola Maria da Luz de Deus Ramos, mais uma iniciativa do projecto Sementes D’Afecto do Grupo Comunitário Charneca Galinheiras: … cara de amendoá!…

Mais uma vez se pretendeu criar oportunidades para que pais e filhos estivessem juntos, interagissem de forma positiva e participassem em atividades que promovessem a proximidade e cumplicidade.

Foram cerca de 80 as crianças que encheram o espaço com cor e luz, movimentando-se entre os 9 ateliers disponíveis: Hora do conto, Massagens, Música, Atelier do Brinquedo, Gincana, Brincar aos Polícias, Pinturas faciais, sessão A PAR, Modelagem de balões.

A todos os que possibilitaram esta tarde maravilhosa,

em especial aos voluntários da Raízes,

o nosso muito obrigado.

 ___________________________________________

Open Day Raízes

No passado dia 26 de Novembro a Raízes “abriu as suas portas” a todos os seus colaboradores, associados voluntários e parceiros. Pretendia-se envolver todos aqueles que contribuem para o fortalecimento destas Raízes que se pretende que cresçam e possam originar frutos através do apoio a tantas crianças, jovens, adultos e idosos, alguns com percursos de vida bem sinuosos. Para tal, entendeu-se transformar a reunião ordinária da Assembleia Geral numa tarde diferente, colorida, especial…

Os objectivos eram muito ambiciosos mas foi possível concretizá-los:

– Partilharam-se as conquistas que a instituição, aos poucos, tem vindo a alcançar em termos da intervenção social, através da apresentação dos projectos em posters, da divulgação de algumas actividades chaves e da troca de impressões com os técnicos.

– Deram-se a conhecer os parceiros de sede, os quais abriram igualmente as suas portas e a apresentaram as suas respostas de uma forma chamativa e envolvente.

 

– Inaugurou-se a livraria infanto-juvenil “ Crescer a Ler” que se espera vir a contribuir para a sustentabilidade da Associação.

– Dinamizaram-se ateliers lúdicos para as crianças e jovens presentes: desde campeonatos de ping-pong a cantinhos de mascaradas, passando por uma bonita pintura facial…

– Reuniram-se os associados para a aprovação do plano de actividades e orçamento para 2012, formalidade obrigatória.

– Providenciou-se um lanche multicultural, especialmente do agrado dos mais pequenos…

  ___________________________________________

E “last but not least” entregaram-se os certificados aos nossos voluntários!

Ao longo do ano de 2011, colaboraram com a Raízes mais de 40 voluntários: uns colaboraram em acções pontuais, outros de uma forma regular, uns no contacto directo com a população, outros na retaguarda, uns durante pouco tempo, outros desde que a Raízes existe, mas todos contribuindo para que cada vez se consiga chegar a mais pessoas e de uma forma mais eficaz.

A cada um de vós aqui fica o nosso reconhecido obrigado!

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota” .

Madre Teresa de Calcutá


Iniciativa Comunitária: UM-DÓ-LI-TÁ

“AQUELES QUE PASSAM POR NÓS NÃO VÃO SÓS.
DEIXAM UM POUCO DE SI, LEVAM UM POUCO DE NÓS”

Antoine de Saint-Exupéry

 ___________________________________________

No dia 28 de Maio de 2011, realizou-se, na Escola Maria da Luz de Deus Ramos, mais uma iniciativa do projecto Sementes D’Afecto do Grupo Comunitário Charneca Galinheiras: UM-DÓ-LI-TÁ.
Criar oportunidades para que pais e filhos estivessem juntos, interagissem de forma positiva e participassem em actividades que os tornassem mais próximos e cúmplices na sua relação foi o grande objectivo desta iniciativa.

Ao longo da tarde, três voluntárias da Raízes dinamizaram com muito empenho e dedicação o atelier das pinturas faciais,transformando as crianças em borboletas, flores, guerreiros… No final do dia era clara a satisfação das crianças mas também das voluntárias.


___________________________________________

Apoio ao Estudo: uma necessidade contínua

Ao longo do ano lectivo 2010/2011 foram vários os voluntários que acompanharam os jovens da Raízes. Os apoios decorreram nos diversos projectos, ora na Charneca, ora nos Olivais, ora no Lumiar. Uns voluntários puderam dar uma tarde inteira por semana, outros apenas conseguiram disponibilizar uma hora, mas todos os segundos foram preciosos e permitiram que os jovens que apoiamos tivessem mais oportunidades e chegassem mais longe. Para o ano vamos continuar a precisar de todos os segundos que puderem dar. Obrigada!

 ___________________________________________

Voluntariado para idosos – um desafio ganho!

A acção de voluntariado para idosos, desenvolvida no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) da Ameixoeira, está a ser muito bem sucedida. Semanalmente, cada idoso sinalizado tem tido a visita do seu voluntário. As actividades de cada dupla têm sido muito diversas: se uns optam por conversar, outros planeiam e executam cozinhados, outros deslocam-se a consultas médicas, e outros caminham um pouco para desenferrujar…

O balanço não podia ser mais positivo. Obrigada aos voluntários pela sua disponibilidade e dedicação; obrigada aos nossos clientes seniores por receberem tão bem os novos amigos!