Gestão de Comportamentos Juvenis Desafiantes

Estes miúdos são impossíveisImagem-Comport-Desafiantes
Gestão de Comportamentos Juvenis Desafiantes

A realidade do trabalho com o público juvenil, quer em contextos escolares formais, quer em contextos informais (ATLs, Projectos comunitários, Actividades extra-curriculares), está a mudar.

A ambição de uma sociedade inclusiva, traz aos diferentes espaços de aprendizagem novos desafios como a multiculturalidade, a inserção de jovens com diferentes necessidades educativas, diferentes comportamentos e motivações.
O Educador tem um papel cada vez mais complexo e é lhe exigido um conjunto de competências e conhecimentos nem sempre transmitidos no decorrer da sua formação académica.
Estas oficinas formativas pretendem dar aos participantes ferramentas várias para lidar com alunos /jovens com comportamentos agressivos, desajustados e/ou desafiantes, de forma a que cada Educador possa criar um ambiente seguro de aprendizagem em grupo.

Destinatários: Professores, Educadores Sociais, Animadores, e outros profissionais que trabalhem com grupos de jovens entre os 11 e os 18 anos.

Objectivo Geral: Capacitar profissionais de educação para a melhor gestão de comportamentos juvenis desafiantes, em situações de grupo.

Objectivos Específicos:
– Reconhecer os diferentes tipos de comportamentos desafiantes e suas possíveis causas;
– Conhecer estratégias de intervenção adequadas às diferentes situações desafiantes;
– Praticar estratégias de minimização de comportamentos desafiantes;
– Auto-reflexão sobre potencialidades e limitações.

Duração: 12 horas

Datas / Horários: (por definir)

Formação Opção Horário Laboral:
Formação Opção Horário Pós Laboral:

Formadora: Carla Sofia Fernandes de Sampaio Mendes,
Psicóloga Social (ISPA), com vasta experiência de Ensino, nomeadamente em escolas TEIP, em turmas CEF, PCA e VOCACIONAIS, nas quais alcançou excelentes resultados. Formadora certificada, desde 1995, na área do Relacionamento Interpessoal em empresas privadas e Centros de Formação Contínua de Escolas.
Consultora externa, desde 2009, na empresa Team Mais, empresa especialista em Criatividade e Inovação Social, em projetos de Intervenção Comunitária e Programas de Desenvolvimentos de Competências com metodologias de Educação Não Formal (Bairro da Cruz Vermelha, Cascais, Agrupamento Escolas Vale de Amoeira).
A concluir a Pós Graduação em “Mediação de Conflitos em Contexto Escolar” onde está a desenvolver um plano de intervenção em contextos de conflito escolar, baseado em políticas restaurativas- círculos restaurativos.

Preço: 45€
* Desconto de 5% para Associados e Voluntários da Raízes ou na inscrição de 2 ou mais cursos do FORMARaízes.

Inscrição:
1. Leia as Condições Gerais2015;
2. Preencha a Ficha de Inscrição2015e envie-nos;
3. Proceda ao pagamento da inscrição (até 5 dias antes da data de início do curso). Ver opções de pagamento na ficha de Inscrição.

Para mais informações contacte-nos através de:
Telef.: 21 752 2050/60
Email: formacao@raizes.pt