Escola de Verão

Todos os anos a Raízes-AACJ junta vários jovens de todos os projetos e leva-os a descobrir uma zona de Portugal durante alguns dias. Nesta viagem, aprende-se sobre a região, passeia-se, joga-se e contribui-se para a comunidade local com ações de voluntariado.

Logo final

Escola de Verão 2014

Este ano a Escola de Verão Raízes realizou-se em Oleiros durante 2 semanas. O 1º grupo, constituído por 21 jovens entre os 12 e os 14 anos, esteve presente na semana de 16 a 20 de Junho.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

A Escola de Verão tem o objetivo de juntar jovens dos vários projetos Raízes promovendo atividades de voluntariado, entreajuda e treino de competências pessoais/sociais. Este ano o tema “A Floresta” possibilitou o desenvolvimento de atividades muito interessantes:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 Divididos em equipas (Terra, Água, Fogo e Vento) construíram estandartes muito originais e deitaram “mãos à obra” na recuperação da Escola Primária da Abitureira (concelho de Oleiros). Esta escola servirá para espaço de convívio à população local. O trabalho de arrancar ervas, limpar o espaço, raspar muros e pintá-los foi iniciado pelo 1º grupo e foi terminado durante a 2ª semana da Escola de Verão.

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

Durante toda a atividade beneficiámos de paisagens fantásticas e ficámos a conhecer as “Minas do Cavalo” de onde era extraído o volfrâmio durante a IIª Guerra Mundial.

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

 

 

 

Como não podia faltar, fizemos várias dinâmicas de grupo, jogos noturnos, cinema, caça ao tesouro, fomos à piscina e praia fluvial. Todo o acolhimento em Oleiros foi fantástico, não só pela Câmara Municipal, mas também por toda a população das terras vizinhas que nos presentearam com frutas, doces e simpatia.

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

 

O bom desempenho das equipas nas atividades permitia a aquisição de crachás!

 

 

 

Queremos deixar o nosso especial agradecimento a:
Sem Título

 

 

– Câmara Municipal de Oleiros, pelo acolhimento e hospitalidade;
– Continente pelos alimentos doados;
– Laboratório Farmacêutico LIFEWAY Lda. pelos protetores solares.


raizes abitureira

 

Escola de Verão 2013

Decorreu entre 22 a 25 de Julho a atividade Escola de Verão da Raízes, que juntou os jovens dos vários projetos da Associação: “Entrelaços, és capaz! E5G”, ”Passaporte E5G”, “ClaqueteE5G”, “Loja Mira JovemE5G”, “Jovens Embaixadores/as para a Igualdade” e “Roots Big Band”, na cidade de Évora. Veja o vídeo aqui!

1O tema da Escola de Verão Raízes 2013 foi “À Descoberta dos Deuses” pois Évora é conhecida pela importante presença romana na época da ocupação da Península Ibérica. Deste modo, as atividades realizadas, foram enquadradas no tema da mitologia romana.

Os objetivos desta atividade foram:

1. Sensibilizar e potenciar comportamentos solidários nos jovens para com a comunidade;

2. Promover a entreajuda nos jovens;

3. Estimular a responsabilidade dos jovens mais velhos, para com aqueles que são mais novos;

4. Promover a aquisição de conhecimentos entre os jovens.

Pretendeu-se também que os jovens adquirissem alguns conhecimentos sobre a história da cidade, a influência romana e as diferenças entre a religião politeísta para a monoteísta.

Participaram 42 Jovens (7 grupos de 6 jovens dos 12 ou 17 anos).
Cada grupo teve 2 jovens mais velhos, a quem foi destinado um papel de maior responsabilidade (ajudante de monitor), e com quem foi trabalhada a competência da responsabilidade.
A Equipa foi constituída por 11 técnicos – 1 técnico por equipa (7) + 4 de apoio (Vasco, Susana, Inês Carapinha e César).

Os jovens foram visitar a Fundação Eugénio de Almeida, a Piscina de Évora, realizaram um Peddy-paper fotográfico, fizeram uma ação de voluntariado, participaram em torneios desportivos e realizaram diversos jogos relacionados com o tema da atividade (jogos mitológicos, enigma dos deuses, etc). Foi uma atividade muito interessante, onde todos se divertiram, conhceream jovens de outros territórios e com diferentes vivência e ainda aprenderam mais sobre a histório e o passado da Cidade. Venha o próximo Verão para voltarmos à Escola!