Cidadania e Bem Estar

O projeto Cidadania e Bem-Estar é um projeto de intervenção comunitária de combate ao isolamento social de idosos, constituído por duas linhas de intervenção:

a)      Atuação junto de seniores ativos, promovendo o envelhecimento ativo e participação ativa na comunidade

b)      Atuação junto de idosos em situação de isolamento social, proporcionando momentos de bem-estar com recurso a visitas de acompanhamento realizadas por voluntários.

Como surgiu este projeto?

Folheto VoluntariadoAo longo da intervenção realizada com as crianças e jovens e as suas famílias, tem sido cada vez mais visível para a Raízes-AACJ, a necessidade de trabalhar com a população sénior. São cada vez mais os agregados que se defrontam com grandes dificuldades nos cuidados aos seus idosos, sendo importante criar respostas que apoiem as famílias e sobretudo que apostem na promoção da qualidade de vida desta população.

Em 2009, a convite do Instituto de Segurança Social e da Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Raízes-AACJ foi chamada a desenvolver o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) para a freguesia da Ameixoeira – Citius Altius Fortius. Este projecto promoveu, ao longo de três anos (2009 a 2012), a inclusão social da população, através da implementação e dinamização de ações com enfoque na integração, nomeadamente várias atividades dirigidas ao público alvo senior.cadeira

Em 2012, a Raízes-AACJ quis dar continuidade a este trabalho e propôs à CML, este novo projeto agora alargado aos territórios vizinhos das Freguesias da Charneca e do Lumiar.

Objetivo Geral do Projeto:
–  Combater o isolamento social em idosos das freguesias Ameixoeira, Lumiar e Charneca

Objetivos Específicos
–  Promover um envelhecimento ativo, através do desenvolvimento pessoal e aquisição de competências de cidadania a idosos ativos e incentivo de uma pro atividade na comunidade.

– Fomentar momentos de bem-estar a idosos, aumentando a sua qualidade de vida, através do estabelecimento de um acompanhamento semanal regular;

– Gerar conhecimento e competências, através da promoção da formação necessária a uma interação propícia para que os voluntários possam conhecer melhor as necessidades dos idoso e acompanhar adequadamente o seu percurso;

– Sinalizar situações de risco, através da identificação e encaminhamentos de quaisquer situações que evidenciem perigo para os idosos.

Atividades previstas no âmbito do Projeto:

– Identificação de idosos em situação de isolamento nas freguesias abrangidas;
– Recrutamento e Formação de Voluntários para visitas domiciliárias a idosos;
– Cerca de 300 visitas domiciliárias a idosos;
– Sessões semanais de convívio e promoção da cidadania com seniores ativos nas 3 freguesias.

O Projeto é, assim, apoiado pela Câmara Municipal de Lisboa ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Apoios do Município de Lisboa (RAAML).

Folheto_Familias_A6

 

 

 

  • Se gostava de contribuir para o Projeto de Voluntariado

 
Para saber mais sobre este projeto contacte:

Sandra Fonte Santa
cidadaniaebemestar.raizes@gmail.com
21 752 20 55