Espaço Jovem

O Espaço Jovem foi um projecto que surgiu integrado no Projeto Prevenir o Futuro (PROGRIDE) mas que a partir de 2010 foi autonomizado e passou a ser financiado pela Raízes–AACJ, mantendo a parceria da Congregação das Irmãs do Bom Pastor.

Este espaço está inserido e implementado numa das zonas de realojamento da antiga Musgueira e Quinta Grande (Lisboa), designado por PER 7, e foi o único recurso vocacionado para o apoio a crianças e jovens em situação de risco ou insucesso escolar ou mesmo com comportamentos delituosos durante vários anos, neste território.

O Espaço Jovem, foi um espaço de frequência gratuita no qual as crianças e os jovens, dos 10 aos 22 anos de idade, beneficiaram de apoio ao estudo e apoio à realização dos trabalhos escolares. Neste espaço os jovens puderam também utilizar os computadores e o respectivo software e pesquisar saídas profissionais para o mercado de trabalho e/ou para formação profissional.

Paralelamente, realizaram-se no projecto actividades lúdico-pedagógicas que visam o desenvolvimento e a aquisição de competências pessoais e sociais por parte das crianças e jovens frequentadores do espaço.

Atualmente este espaço ainda existe mas agora com a designação de Claquete, desenvolvendo-se num outro formato e com o financiamento do Programa Escolhas.

Pode conhecer algumas das atividades realizadas aqui.