Jovens Embaixadores/as Para a Igualdade

novo logoO Projeto Jovens Embaixadores/as Para a Igualdade (JEPI) é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu através do POPH e conta com a APAV como entidade parceira. O JEPI é um programa de educação entre pares com o objetivo de consciencializar o público juvenil para a problemática da Violência de Género. Estes jovens vão ter a oportunidade de participar num curso de formação de forma a refletirem sobre os diferentes aspetos associados à temática. Serão Embaixadores/as Para a Igualdade e agentes de mudança aptos para desenvolver iniciativas locais de sensibilização destinadas a outros jovens, permitindo o efeito multiplicador das suas aprendizagens. O projeto assenta na educação não-formal e procura prevenir a violência de género, em particular a violência no namoro, e promover a manutenção de relações saudáveis. Serão ainda produto deste projeto, ações de formação/informação para profissionais que trabalham com o público juvenil.

Os Jovens Embaixadores Para a Igualdade são educadores de mudança e destinatários dessa mudança!

Porquê? 

Em todo o mundo existem cerca de 12 a 15% de mulheres com mais de 16 anos que passam por situações de abusos nas suas relações amorosas (Campanha de Combate à Violência Doméstica cit. por Conselho da Europa).

Em Portugal o cenário é semelhante

33% dos jovens (ambos os sexos) afirmaram ter sido vítimas de violência no namoro.
25% das raparigas e 24% dos rapazes de vítimas de violência psicológica;
25 a 35% dos rapazes e raparigas estudantes universitários já tinham experienciado condutas violentas (físicas e psicológicas) nas relações de namoro.

1 em 4 jovens é vítima de violência no namoro!

Resultados do projeto:

– 12 escolas/instituições acolheram o projeto;
– 3 cursos de formação foram realizados, num total de 48 horas de formação;
– 44 jovens participaram na formação;
– 95% dos jovens aumentaram os seus conhecimentos sobre a temática;
– 15 ações de sensibilização foram realizadas em turmas/grupos de jovens sobre a temática igualdade de género/violência no namoro;
– 610 jovens participaram nestas ações e receberam informação sobre a temática e sobre o projeto.

Consulta a nossa página do facebook e conhece o que já fizemos neste projeto.

rodape