Raízes Sem Fronteiras

logo RSF

Nome do Projeto: Raízes Sem Fronteiras

Duração: Junho de 2014 a Junho de 2015

Local de Implementação: Concelho de Lisboa e arredores; Bairro Casal dos Machados, Quinta das Laranjeiras e freguesia do Parque das Nações.

Parceiros: ALCC – Associação Lusofonia Cidadania e Cultura; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Gebalis, EEM.

Problemas-base: Pobreza e vulnerabilidade da população imigrante; taxa de desemprego elevada; baixas-qualificações; dificuldades com a língua portuguesa, no entendimento da cultura e das estruturas sociais; dificuldade de integração e insucesso escolar de crianças e jovens.

Finalidade do Projeto: Promover a integração de pessoas sem nacionalidade europeia e suas famílias, intervindo no apoio individualizado e ao nível da sensibilização das diferentes comunidades para a valorização da diversidade.

Objetivos do projeto: Apoiar a integração no mercado de trabalho; facilitar a integração de crianças, jovens e seus familiares; possibilitar a aquisição de conhecimentos da cultura e língua portuguesa; sensibilizar/informar crianças e jovens sobre os direitos humanos, a diversidade cultural e a interculturalidade.

Público-alvo: Crianças, adolescentes e adultos sem nacionalidade europeia.

Âmbito do Projeto: Este projeto dinamiza serviços de apoio ao emprego, formação e apoio psicológico a imigrantes, e atividades de sensibilização e informação dirigidas a crianças e jovens.

Atividades do Projeto:

1. Apoio ao Emprego Itinerante

2. Apoio Psicológico Itinerante

3. Cursos de Formação

4. Atividades para Crianças e Jovens

rodapé