Roots Big Band

RBBLogoJPG

“Roots Big Band” (RBB) é um projeto promovido pela Raízes-Associação de Apoio à Criança e ao Jovem, que visa a inclusão social e desenvolvimento pessoal através da música, dinamizando para o efeito uma orquestra juvenil.

Esta orquestra teve a sua origem na atividade “Família Sinfónica” do projeto “Citius, Altius, Fortius” (CLDS da Ameixoeira), promovido pela Raízes-AACJ e financiado pela Segurança Social, entre 2009 e 2012. A atividade desenvolvida em parceria com o Conservatório de Música D. Dinis, iniciou a captação de jovens em Setembro de 2010, tendo a primeira audição coletiva sido realizada em Junho de 2012.

Em Setembro de 2012, com o final do “Citius, Altius, Fortius”, a RBB tornou-se um projeto autónomo da Raízes-AACJ, já com um núcleo de jovens mais consolidado e um maior investimento nas aulas coletivas (combo).

Esta Big Band (orquestra de jazz) é composta por cerca de 20 jovens com idades entre os 13 e os 18 anos, distribuídos pelos seguintes instrumentos musicais: 2 flautas, 4 clarinetes, 4 saxofones, 2 trompetes, 2 trombones, 1 bombardino, 1 piano, 2 guitarras, 1 contrabaixo e 1 bateria.

O projeto assegura a cada jovem, o acesso a um instrumento musical, a frequência semanal de aulas de instrumento, individuais e coletivas, e um espaço próprio para ensaios na sede da Raízes-AACJ, promovendo ainda a atuação da orquestra com regularidade.

Para além da componente musical, este projeto promove outras atividades de valorização pessoal, o percurso escolar com sucesso e o envolvimento das famílias no  processo educativo dos jovens.

NOTÍCIAS     CONTACTOS

Uma Resposta a Roots Big Band

  1. Pingback: Gente com Ideias a pedalar | Lisbon Cycle Chic

Os comentários estão fechados