Quem Somos

A Raízes-Associação de Apoio à Criança e ao Jovem (AACJ) é uma organização sem fins lucrativos, com o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Foi formalmente constituída em 2004 por um conjunto de profissionais com distintas experiências de trabalho na área da intervenção social e comunitária e que identificou a necessidade premente de criar estruturas de apoio e acompanhamento para crianças e jovens em ambientes e situações de grande risco e vulnerabilidade.

Atuando segundo os valores da Solidariedade; Humanismo; Inclusão; Competência; Sustentabilidade; Cooperação e Inovação, pretende constituir-se como Instituição de referência, reconhecida pelo valor dos seus resultados e a qualidade dos seus serviços, fundamentada numa gestão sustentável e proactiva, contribuindo para uma sociedade mais justa, equitativa e orientada para a inclusão social das crianças, dos jovens e das famílias mais vulneráveis.

A Raízes-AACJ iniciou a sua atividade com a criação de núcleos locais de intervenção direcionados para a população juvenil residente em territórios marcados por elevados níveis de pobreza e exclusão social. Com o objetivo de conceber, fortalecer e complementar os sistemas e redes de suporte que rodeiam as crianças e jovens destes territórios, criou parcerias, desenvolveu programas de prevenção e intervenção direcionada, atividades e iniciativas locais, apoiando individualmente centenas de destinatários no desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, aumentando os seus níveis de autonomia de forma a romper com os ciclos de exclusão social nos quais se encontravam inseridos.

Ao longo destes quase 10 anos de atuação a Raízes-AACJ tem merecido a confiança de vários organismos públicos e entidades financiadoras para implementação de programas e gestão financeira dos mesmos.

Os nossos projetos ao longo dos anos:

Apresentação1

Em 2009, a Raízes alargou a sua população alvo ao aceitar o convite endereçado pelo Instituto de Segurança Social e pela Câmara Municipal de Lisboa para a conceção e dinamização do Contrato Local de Desenvolvimento Social para a freguesia da Ameixoeira, visando uma intervenção integrada, organizada em eixos de intervenção prioritários e abrangendo outros grupos vulneráveis da freguesia (desempregados de longa duração, crianças e jovens, idosos, mulheres).
Neste âmbito criou iniciativas comunitárias de combate ao isolamento do idoso, ministrou diversas ações formativas para adultos e criou Gabinetes de Empregabilidade.

Atualmente, a Raízes-AACJ intervém junto de mais de 1000 crianças e jovens, residentes em zonas críticas dos concelhos de Lisboa e Amadora. Através da atuação concertada e em parceria de equipas técnicas multidisciplinares, sediadas diariamente nessas mesmas zonas, a Raízes-AACJ promove um trabalho constante de proximidade, funcionando como agente facilitador de mudança e de desenvolvimento social.

A Raízes-AACJ dinamiza ainda projetos de sustentabilidade cujo objetivo é apoiar / financiar a intervenção junto de crianças e famílias carenciadas:

  Livraria Crescer a Ler
Centro de Apoio ao Estudo
FORMARaízes
Iniciativa Espaços para Crescer